segunda-feira, outubro 27, 2025
Google search engine
HomeFutsalGoiana que foi proibida de jogar Taça Brasil por ser menina deve...

Goiana que foi proibida de jogar Taça Brasil por ser menina deve ser indenizada

A atleta goiana Maria Fernanda Rodrigues Alves de Oliveira Gomes, de 12 anos, será indenizada pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) no valor de R$ 10 mil. A Justiça reconheceu discriminação de gênero na decisão da entidade que a proibiu de atuar na Taça Brasil de Futsal pelo Formiguinhas, no ano passado.


Apesar do veto da CBFS, por vias judiciais, a garota conseguiu a garantia de participação e jogou o torneio junto com meninos. As primeiras categorias do futsal, até 12 anos, costumam ser mistas em Goiás, mas não eram a nível nacional.

Mais do futsal
Goiás vence na estreia da Taça Brasil

A decisão é da 4ª Turma da 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), que reformou decisão anterior. Na peça, os juízes citaram a Convenção sobre Eliminação de todas as Formas de Discriminação Contra a Mulher, a Agenda 2030 da ONU e ainda a Convenção sobre os Direitos da Criança.

Em nota, o departamento jurídico da CBFS diz que discorda da decisão judicial, uma vez que segue as regras da Conmebol e da Fifa, e vai recorrer. A entidade ainda justificou que “apesar do desejo e da intenção de que todas as categorias tenham disputas dos gêneros masculino e feminino, em diversos momentos isto não é possível por conta da baixa – ou ausência de – adesão à determinada categoria.”

A CBFS informou também que, já nesta segunda-feira (9), entrou com embargos de declaração contra a decisão. A defesa de Maria Fernanda ainda não foi intimada do novo andamento do processo.

Acompanhe o EG também nas redes sociais: FacebookTwitterInstagram e Youtube.
RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular