Na Memória: Em clássico só com esmeraldinos, Fernandão brilhou e Goiás bateu Vila

480
Anúncio

O clássico deste domingo (21) terá um cenário pouco comum nos duelos entre Goiás e Vila Nova. Por determinação judicial, o dérbi, pela segunda vez consecutiva, terá torcida única. No dia 14 de outubro de 2017, somente colorados assistiram o empate em 0 a 0, pela Série B. Agora, apenas os esmeraldinos acompanharão o duelo do Olímpico.

Saiba como comprar seu ingresso para o clássico

Da penúltima vez em que o clássico recebeu só os torcedores alviverdes, deu Verdão. Há quase oito anos, em 30 de janeiro de 2010, o Goiás derrotou o Tigre por 2 a 0 na Serrinha em uma partida com brilho do ídolo Fernandão e estreia do técnico Jorginho, que, à época, substituía o atual comandante Hélio dos Anjos. O último embate apenas com o lado verde presente no estádio foi no segundo turno do estadual 2016, em partida que acabou sem gols.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cenário

Vindo de uma boa campanha no Brasileirão de 2009, o Goiás contava com um elenco recheado com grandes nomes. Harlei, Jadílson, Ernando, Rafael Tolói e Fernandão eram titulares naquele time. A força do elenco não se refletia em campo. Nas três primeiras rodadas, derrotas para Crac, Atlético e uma goleada de 5 a 2 para a Anapolina em casa.

Os maus resultados levaram à demissão de Hélio dos Anjos, que fora substituído por Jorginho. Após o empate com o Trindade na quarta rodada, o Verde precisava urgentemente de uma vitória. Nada melhor que vencer um rival para iniciar a reação.

Por outro lado, o Vila, embora não brilhasse, fazia um campeonato dentro das expectativas. Em 12 pontos disputados, o Tigre havia conquistado sete e estava no G-4 do Goianão. O principal nome daquele time era o goleiro Max, ídolo da torcida colorada.

Fernandão decide

Contratado com status de craque em 2009, Fernandão estava em dívida com o time. O baixo número de gols e o rendimento aquém da expectativa pesavam sobre o ídolo. Ele precisava dar uma resposta imediata. E deu naquele clássico.

Logo que o árbitro Olivaldo Pereira apitou o início do embate, o Goiás partiu para cima do Vila Nova. Apesar do domínio alviverde, a primeira chance foi vilanovense. Aos três minutos, Ludemar recebeu ótima bola e ficou cara a cara com Harlei, mas perdeu a chance.

Depois da predominância dos mandantes no começo, o Tigre começou a se soltar e incomodava a defesa verde. Dida e Osmar chegavam com facilidade ao fundo. Para o Goiás, faltava articulação. Felipe ia bem na frente, mas recebia poucas bolas.

Com o confronto equilibrado, um descuido colorado abriu o caminho para o triunfo esmeraldino. Fernandão tabelou com Marcos Vinícius, que devolveu em ótima condição para o atacante fuzilar no canto de Max e anotar seu 100º gol com o camisa alviverde.

O segundo tempo veio e o Vila pressionou em busca do empate. Fernando e Moré obrigaram Rodrigo Calaça, que substituiu o lesionado Harlei no intervalo, a fazer boas defesas.

Fernandão regia o ataque do Goiás e criava espaços para os avanços dos alas. Foi assim que Vitor, aos 28 minutos, fez boa jogada e encontrou Wendell. O jogador fez o corta-luz para Felipe, que, de cara com Max, não desperdiçou e fechou o placar no Hailé Pinheiro.

Ficha Técnica
Goiás 2 x 0 Vila Nova – 5ª rodada do Campeonato Goiano de 2010
Data: 30 de janeiro de 2010
Horário: 19h30
Local: Estádio Hailé Pinheiro; Goiânia, GO
Árbitro: Olivaldo Pereira
Assistentes: João Patrício e Édson Antônio
Público: 2.364 pagantes
Renda: R$ 53.280,00
Amarelos: Wellington Monteiro, Harlei e Jadílson (GOI); Altair, Ataliba, Régis e Jailson (VNO)
Gols: Fernandão, aos 38′ 2T, e Felipe, aos 28′ 2T (GOI)
Goiás: Harlei (Rodrigo Calaça); João Paulo, Ernando e Rafael Tolói; Vitor, Amaral, Wellington Monteiro, Fernandão e Jadílson; Felipe (Fábio Bahia) e Marcos Vinícius (Wendell).
Técnico: Jorginho.
Vila Nova: Max; Rogério, Régis e Altair; Dida, Ataliba, Osmar, Fernando (Edinaldo) e Jailson (Washington); Ludemar (Anderson Aporá) e Moré.
Técnico: Zé Roberto.
anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here